image

A Casa Acreditar de Lisboa já tem18 anos!

No dia 1 de Abril de 2002 aconteceu algo que quase parecia mentira: abriu a Casa Acreditar de Lisboa que, a partir desse dia, passou a acolher crianças com cancro acompanhadas de pais, avós ou irmãos (às vezes tios e amigos).
Foi com enorme emoção que a primeira família entrou na Casa. Vinha de longe, o futuro era incerto e já tinha percorrido as pensões da Rua Prof. Lima Basto e esgotado o capital de esperança.
A Casa de Lisboa passou a ser um refúgio de segurança, um local onde os miúdos e os graúdos recuperavam da dureza dos tratamentos, das esperas, das angústias tendo sempre à sua espera um voluntário sorridente, uma cozinha para preparar refeições, uma sala para brincar, um mimo em dias especiais.
A família Lima multiplicou-se por 1695 em 18 anos e isso só na casa de Lisboa. Esta correu tão, mas tão bem que deu origem a mais três casas. Todas a receber crianças, jovens e famílias como se fosse a primeira.
À emoção das Casas Acreditar junta-se o rigor dos números, cada euro doado (investido pelos nossos doadores) em cada uma das Casas resulta num ganho para a família e para a sociedade de cerca de 5 euros. Estes números são calculados pelo método de avaliação de impacto, SROI (Social Return on Investment) que mede (de um lado da equação) todo o valor que é colocado nas casas e (do outro) os benefícios das famílias, dos hospitais e da sociedade. A família não paga alojamento, o hospital tem menos dias de internamento, o bem-estar e acompanhamento da família permite menores sequelas psicológicas e uma adesão mais fácil aos tratamentos.
18 anos com tantas histórias que se cruzam e que nos permitem recordar, rir e chorar.
18 anos que provaram que a Casa tem de crescer, porque é pequena para acolher todos os que dela precisam. Vão ser construídos mais 20 quartos, salas maiores, cozinha mais ampla e seguramente que, em 18 anos, teremos muitas mais histórias.
Hoje, dia 1 de Abril de 2021, o Joao Pedro Pais, amigo das famílias há tantos anos, vai estar a animá-las e cantar para elas fazendo deste aniversário mais um marco singelo das recordações que alimentam cada Casa.
Margarida Cruz, directora-geral da Acreditar
Custo total da chamada: 0.60€ +IVA
0,60€ entregues na íntegra à Acreditar
Faça já o seu donativo
Através do MBWAY 916 897 230

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR