PROMOÇÃO

DA ESCOLARIDADE

Aprender é crescer para a vida.

APRENDER MAIS

Pelas circunstâncias da doença ou do tratamento, algumas crianças/jovens podem ficar um tempo significativo sem ir à escola. Torna-se importante encontrar outras formas de continuar a potenciar as suas aprendizagens e competências.

Articulada com os serviços escolares dos hospitais, a Acreditar criou o Aprender Mais - um apoio escolar em casa ou online, gratuito, desenvolvido por voluntários profissionais da área da educação e do desenvolvimento (professores do 1.º ciclo até ao secundário, educadores de infância, psicólogos, educadores sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros).

Não substitui a escola nem o direito a medidas educativas especiais (conforme a Lei n.º71/2009), mas apresenta-se como um apoio complementar e personalizado.

Todos aqueles que estejam em tratamento, com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos, podem pedir este apoio, tendo este diferentes formatos consoante as necessidades:

  • Consolidação presencial dos conteúdos nas diferentes disciplinas

  • Explicação à distância, com resposta via skype

  • Desenvolvimento de competências através da expressão plástica, do conto, da música e do brincar


Em 2021 foram apoiadas 32 crianças e jovens.

Dias mais capazes.


O ACESSO À EDUCAÇÃO

Desde sempre que a Acreditar tudo faz para garantir o acesso das crianças e jovens com cancro à educação. Neste documento procuramos informar as famílias sobre as medidas escolares previstas pelo estado português para que os seus filhos tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino.


SENSIBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Do primeiro ciclo à universidade, as escolas pedem para irmos conversar com os seus alunos.
Por vezes, o objectivo é o de fomentar na população jovem uma maior consciência social. Outras vezes, é porque existe naquela escola um aluno com cancro.
Para uma melhor interação com a turma, foram criados diversos materiais pedagógicos: jogo de tabuleiro, jogo da memória, roleta da saúde, manual de actividades, teatro de fantoches e um jogo gigante. Todos eles abordam a história da Maria do Mar – uma menina de 10 anos que conta como viveu a doença, desde os sintomas até ao diagnóstico, passando pelos tratamentos e regresso à escola.
Para que professores e respectiva turma disponham da informação essencial para um melhor acompanhamento e integração do aluno doente, foi também criado este documento.
Contacte-nos para mais informações - acreditar@acreditar.pt.

BOLSAS DE ESTUDO

As Bolsas de Estudo destinam-se a crianças e jovens com doença oncológica, ou que por ela tenham passado, e tenham dificuldade financeira para prosseguir a sua formação académica. 
Acreditamos que este incentivo à continuidade dos estudos é essencial para que disponham das mesmas oportunidades de aprendizagem, estímulo e integração.

Até 23 de Setembro, estão abertas as inscrições para a 9.ª Edição do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo a Barnabés relativa ao ano lectivo 2022/2023. Aceda ao Regulamento

No ano lectivo 2021/2022 foram apoiadas 24 crianças e jovens.

Dias mais capazes.
Custo total da chamada: 0.60€ +IVA
0,60€ entregues na íntegra à Acreditar
Faça já o seu donativo
Através do MBWAY 916 897 230

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR