Dreaming With Survivors

image
Em Portugal, são diagnosticados, por ano, cerca de 400 novos casos de crianças e jovens com cancro. É uma doença que afecta todo o funcionamento familiar e que, para além do sofrimento provocado pelo tratamento, continua a impor várias dificuldades no período após a doença.

Com o objectivo de mapear as suas principais necessidades e pensar em formas de minimizá-las ou solucioná-las, a Acreditar reuniu sobreviventes de vários ponto do país que, num trabalho conjunto, apontaram 4 áreas problemáticas fundamentais:

1. Necessidade de criar condições para um acompanhamento destes jovens a longo prazo, capazes de suprir as necessidades que surgem ao longo da vida. 2/3 dos sobreviventes revelam sequelas, provocadas pelos tratamentos, que se traduzem, entre outros, em problemas cognitivos, emocionais e cardíacos.
2. Desigualdade no acesso a seguros de vida e de saúde, o que condiciona muito os projectos de vida destes jovens.
3. Negligência nos cuidados aos cuidadores durante o processo de tratamento dos doentes e posterior reintegração na sua vida quotidiana.
4. Falta de informação da sociedade para o tema do cancro infantil, nomeadamente junto da comunidade escolar.

Na sequência destes temas identificados, surge o projecto Dreaming with Survivors, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s com financiamento dos EEA Grants (com recursos públicos da Islândia, Liechtenstein e Noruega), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, que visa responder às necessidades atrás elencadas através de medidas concretas para capacitar os jovens e cuidadores, minimizando os seus riscos de exclusão social.

Destacamos as iniciativas de sensibilização em escolas e na sociedade em geral, actividades de empowerment para sobreviventes, sessões de bem-estar e esclarecimento para cuidadores, criação de ferramentas úteis e inovadoras, entre outras.

Estamos certos de que com este projecto serão dados grandes passos em prol de uma sobrevivência ao cancro infantil mais informada e mais integradora nos cuidados necessários e direitos destes jovens.
Custo total da chamada: 0.60€
A favor da ACREDITAR: 0.48€ 
Faça já o seu donativo
Através do EASYPAY

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR

Receba notícias da Acreditar na nossa newsletter semestral.