VOLUNTÁRIOS

Testemunhos de uma energia recriadora.

image

"...feliz por pisar aquele chão..."

Eu, que não gostava muito de cor-de-laranja, desde que envergo a t-shirt da Acreditar quinzenalmente aos sábados, esta passou a ser das minhas cores favoritas.
Eu, que não suporto acordar cedo, levanto-me contente a um sábado de manhã rumo à Praça de Espanha com um sorriso inversamente proporcional ao que é vivido pelas pessoas que não escolhem estar no contexto para onde me dirijo.
Eu, que tinha receio de não ser bem sucedida no contacto com adolescentes, já recebi um desenho de um deles e foi como ter ganho a lotaria.
Eu, que era de determinada forma e o IPO e a Acreditar me moldaram sem saberem, sou uma pessoa mais preenchida e feliz por pisar aquele chão e ter a experiência única de dar colo só porque sim. Sou também muito grata à Acreditar que me permite vivenciar esta experiência continuada no tempo.
Um enorme obrigada porque, apesar de ser eu a voluntária, aqui entre nós… eu sou a que mais recebo.

Ana

image

“Ri com eles e também chorei e é de uma beleza gigante…”

É um enorme orgulho vestir a t-shirt da Acreditar. Sinto-o! Imagino que seja assim que o super-homem se sente quando veste o fato de poderes ultra-especiais: um enorme orgulho em servir o outro!
Nos meus circuitos pelo Hospital Pediátrico e pela Casa foram muitas as crianças e famílias que conheci, muitos sorrisos, aventuras deliciosas e traquinices de encher o coração. Ri com eles e também chorei e é de uma beleza gigante sentir as relações e sentimentos que se vão criando. Semana após semana, lá estão eles à espera dos voluntários e semana após semana lá estou eu também a desejar regressar.
Obrigada a cada um de vocês, por serem todos tão diferentes, absolutamente preciosos, e por me fazerem sentir que vale a pena Acreditar!

Catarina

image

“… contamos com a magia da solidariedade…”

Quando há quatro anos me inscrevi na Acreditar não imaginava que a minha vida se transformasse tanto. Não imaginava que ia ficar muito mais leve e muito mais rico!
Nunca me tinham dito que, como voluntário, iria auferir uma remuneração tão elevada. Inquantificável! Recebo das crianças e dos seus familiares sacos cheios de sorrisos, cheques avultados de carinho e maços de notas de felicidade.
Neste momento estarão a pensar que é tudo felicidade? Não! Também há momentos muito tristes, lágrimas escorregadias e "murros no estômago". Mas nesses momentos contamos com a magia da solidariedade, com a força hercúlea das crianças e com a cumplicidade das famílias.

Paulo

image

“Encontrei fluidez nas relações, respeito pelo outro…”

Conhecia muito pouco sobre a Acreditar, ia com medo porque o cancro mete medo e mais ainda em crianças. Não sabia o que ia encontrar, mas sabia que queria ajudar quem trabalhava empenhadamente para apoiar aquelas crianças e famílias. Ia disposta a dar o que conseguisse e a nada receber em troca, despojada de expectativas, apenas com o compromisso debaixo do braço.
A realidade surpreendeu-me. Num local que eu imaginava marcado pelo peso das vidas que por lá passam, encontrei um ambiente positivo e sereno e um conjunto de pessoas que sorriam e se mostravam descontraídas e acolhedoras. Encontrei fluidez nas relações, respeito pelo outro e por tudo aquilo que ele representa, e encontrei sobretudo uma vontade férrea de “fazer acontecer”.
Ao longo destes 11 anos, assisti nos bastidores à alegria das pequenas vitórias e à tristeza das histórias que não tiveram um final feliz. Vi a dedicação dos voluntários que se reinventam para arrancar mais um sorriso. Vi muitas crianças e pais que naquela Casa encontraram a estabilidade possível numa fase tão conturbada das suas vidas e senti-me preenchida por ser uma pequena peça daquela engrenagem.
Cresci como pessoa, aprendi a relativizar as contrariedades da vida e a valorizar coisas tão simples como a gargalhada de uma criança ou uma fatia de bolo feito por uma Mãe e gentilmente oferecida a quem lá trabalha.
Quando penso no que a Acreditar representa para mim, penso em Gratidão.

Elsa

Custo total da chamada: 0.60€
A favor da ACREDITAR: 0.48€
Faça já o seu donativo
Através do EASYPAY

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR