PROFISSIONAIS

Escritos tecidos numa rede.


image

Acreditar de saltos altos

Quando recentemente uma das minhas filhas completou 20 anos, dei com ela toda aperaltada, de saltos altos, impecavelmente trajada, para festejar. Enquanto lançava uma busca à memória, reparei como andava com dificuldade em cima daqueles sapatos. Lembrei o nascimento, os primeiros passos, as vocalizações, a interação com as pessoas, as conquistas e os feitos, os trabalhos, os dias e dias de estudo, as provas, as dificuldades e as aptidões alcançadas. E agora vejo-a confiante nos propósitos, ardente nos desejos de realizar os seus sonhos, embora muito titubeante naqueles sapatos de tacões altos.
A Acreditar é uma jovem adulta que cresceu agarrada a quimeras que conseguiu realizar, arrebatando alegria a muitas crianças. Agora, com 20 anos de idade, ainda necessitada de pai e de mãe, movimenta-se, orgulhosa, nos seus saltos altos, movida pelo sonho de sair de casa para uma Nova Casa. Está autónoma e confiante, mas falta-lhe ainda força para constituir um lobby capaz de influenciar os poderes estabelecidos, de modo a melhor fazer ouvir a voz daqueles que representa. E cumpre-lhe manter e elevar o nível das suas prestações, com os pés no chão e os olhos no futuro.
Bela jovem esta Acreditar.

Armando Pinto, director do Serviço de Pediatria do IPO do Porto

image

“Pelo sonho é que vamos.”

Esta frase serve para reflectir a importância da Associação Acreditar, com a qual tenho o privilégio de colaborar desde há 15 anos enquanto Assistente Social do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra. Dedicação, Disponibilidade, Determinação fazem com que a Acreditar seja um pilar das Famílias!
Em tempos de crise, cada vez mais famílias em situação de vulnerabilidade recorrem ao Serviço Social. A rede formal materializa-se em associações como a Acreditar, permitindo a satisfação de necessidades que nem sempre a rede informal (família, vizinhos e amigos) podem ou conseguem colmatar.
A Acreditar tem tido um papel activo de intervenção social. O envolvimento dos seus dirigentes, bem como de todos os colaboradores e voluntários, aumenta a eficiência e eficácia na rentabilização das respostas às solicitações apresentadas. Têm sido potenciadas sinergias no sentido de se dar sempre uma resposta, tendo como princípios a excelência, o exercício de uma cidadania activa e a defesa dos direitos humanos.

Rosa Gomes, assistente social do Hospital Pediátrico de Coimbra

image

Vocês acreditaram primeiro

Quando a primeira Casa da Acreditar foi inaugurada recordo-me desse dia como se fosse hoje.
A azáfama, a alegria, muitas emoções e sentimentos misturados. Mas há uma frase que ouvi no pequeno discurso de uma oradora convidada que retenho até hoje: - “ Vocês acreditaram primeiro do que todos os outros “.
Penso que este continuará a ser o timbre da Acreditar agora que os 20 anos são assinalados com os olhos postos no futuro. Acreditar primeiro, sempre, e congregar muitos à nossa volta.

Isabel Mateus, colaboradora da Casa Acreditar de Lisboa

Custo total da chamada: 0.60€
A favor da ACREDITAR: 0.48€
Faça já o seu donativo
Através do EASYPAY

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR

Receba notícias da Acreditar na nossa newsletter semestral.