PROMOÇÃO

DA ESCOLARIDADE

Aprender é crescer para a vida.

APRENDER MAIS

Pelas circunstâncias da doença ou do tratamento, algumas crianças/jovens podem ficar um tempo significativo sem poder ir à escola. Torna-se importante encontrar-se outras formas de continuar a potenciar as suas aprendizagens e competências.

Articulada com os serviços escolares dos hospitais, a Acreditar criou o Aprender Mais - um apoio escolar em casa ou online, gratuito, desenvolvido por voluntários profissionais da área da educação e do desenvolvimento (professores do 1.º ciclo até ao secundário, educadores de infância, psicólogos, educadores sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros).

Não substitui a escola nem o direito a medidas educativas especiais (conforme a Lei n.º71/2009), mas apresenta-se como um apoio complementar e personalizado, evitando a necessidade de deslocação da criança ou jovem.

Todos aqueles que estejam em tratamento, com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, podem pedir este apoio, tendo este diferentes formatos consoante as necessidades:

  • Consolidação presencial dos conteúdos nas diferentes disciplinas

  • Explicação à distância, com resposta em tempo real via skype

  • Desenvolvimento de competências através da expressão plástica, do conto, da música e do brincar


Em 2016 foram apoiados 23 jovens.
Dias mais capazes.


PARCERIA COM A FUNDAÇÃO PT

Em parceria com a Fundação PT, disponibilizamos a solução tele-aula baseada em videoconferência, possibilitando a interacção das crianças/jovens em casa ou no hospital com as suas turmas de escola. Torna-se assim possível acompanhar as aulas em tempo real, visualizando o que acontece e escutando tudo o que é leccionado.

Ainda atordoadas com o diagnóstico, depois de conversa com a professora do IPO e apesar da recusa inicial da Bárbara, aceitei o desafio da Acreditar para utilização de sistema de videoconferência. Quando instalado, a Bárbara reagiu muito bem e no dia seguinte pôde cumprimentar toda a turma. A partir daí foi-lhe possível assistir à maioria das aulas, participar oralmente e responder às questões que lhe foram colocadas.Manteve-se, assim, sempre um elemento activo, pelo que o regresso à escola decorreu com toda a naturalidade.
Conceição, mãe da Bárbara

SENSIBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS

As escolas pedem para irmos conversar com os seus alunos, do primeiro ciclo à universidade. Para uma maior consciência social ou porque se vive alguma situação próxima, conversamos com as turmas sobre a realidade e a vivência do cancro infantil. Um diálogo que desata nós.

BOLSAS DE ESTUDO

Vamos na 2ª edição do Programa de Bolsas de Estudo para jovens que têm dificuldade financeira em prosseguir a sua formação académica.
Acreditamos que este incentivo à continuidade dos estudos é essencial para que disponham das mesmas oportunidades de aprendizagem, estímulo e integração.


No ano lectivo 2015/2016 foram apoiados 5 jovens.

Dias mais capazes.
Custo total da chamada: 0.60€
A favor da ACREDITAR: 0.48€
Faça já o seu donativo
Através do EASYPAY

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR

Receba notícias da Acreditar na nossa newsletter semestral.