VOLUNTARIADO

Uma força que alarga horizontes.

VOLUNTARIADO HOSPITALAR

Desde o seu início que os principais parceiros da Acreditar são os 5 hospitais do país com serviço de Oncologia Pediátrica:

  • Porto: Instituto Português de Oncologia do Porto e Hospital de São João
  • Coimbra: Hospital Pediátrico de Coimbra
  • Lisboa: Instituto Português de Oncologia de Lisboa
  • Madeira: Hospital Dr. Nélio Mendonça
Fundados numa relação de trabalho de excelente complementaridade, a Acreditar é responsável pelo voluntariado nos Serviços de Pediatria Oncológica de todos estes hospitais. Dentro destas paredes vive-se a Vida, na sua grande fragilidade mas também na sua maior grandeza. É para este espaço vivencial que seleccionamos, formamos e acompanhamos muito proximamente os mais de 600 voluntários com que a Acreditar conta.

Os voluntários são braços imprescindíveis para a humanização, a alegria e os cuidados integrais que as crianças hospitalizadas e as suas famílias precisam. São rostos empáticos e sorridentes que chegam sem pressa, e que se mostram disponíveis para a brincadeira mais solta ou para o desabafo mais apertado. Em coordenação e sintonia com as equipas técnicas dos Serviços, os voluntários exponenciam a força humana e trazem possibilidades de transformação.

"Naqueles momentos esquecíamos o quão dolorosa era a situação. Não há palavras para descrever a importância desse maravilhoso apoio para os nossos filhos em momentos tão custosos. Eram momentos de grande alegria: ríamos muito, jogávamos às cartas, falávamos muito de receitas culinárias porque a Ana adorava falar de receitas."
Mãe da Ana Isabel

VOLUNTARIADO DOMICILIÁRIO

As famílias são obrigadas a uma adaptação súbita às exigências que a doença traz, tendo muitas vezes que procurar novos equilíbrios para a vida quotidiana. Para ajudar a fortalecer e capacitar a família para estes desafios, a Acreditar tem voluntários disponíveis para visitas domiciliárias, gratuitas, nas quais se pode contar com o voluntário para:

  • Brincar com a criança e trazer-lhe novos estímulos
  • Ajudar nos cuidados básicos e nas actividades quotidianas
  • Pensar em conjunto nas necessidades que surgem e apoiar nas soluções
  • Ajudar a concretizar experiências boas para a criança e família
  • Facilitar a ligação a outros serviços de apoio
  • Resolver outras necessidades, próprias de cada família

Não deixe de nos contactar se achar que este apoio pode ser útil para a sua família.

“Nunca desistem de nós, por pior feitio que tenhamos ou por mais saturação que mostremos – estão ali para nós, para contribuir para o nosso bem-estar. E não, não deram apenas apoio a mim, muitas palavras de conforto deram à minha mãe, deram-lhe a mão. É incrível a preocupação que demonstram por nós, a esperança que nos transmitem!”
Celíssia

Em 2016 contámos com a colaboração de 599 voluntários num total de 40.431 horas de trabalho voluntário.

A generosidade humaniza.
Custo total da chamada: 0.60€
A favor da ACREDITAR: 0.48€
Faça já o seu donativo
Através do EASYPAY

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR