BARNABÉS

A descoberta não termina com o fim da doença. Há sonhos para recuperar e um futuro para adaptar.

image
Barnabés são todos aqueles que vivem ou viveram uma doença oncológica na infância/juventude. Mais do que um grupo, são a face da Acreditar que mais evidencia a Esperança que nos move. Juntam-se pela sua experiência de vida em comum, nunca perdendo de vista que são sobretudo pessoas.

O QUE FAZEM OS BARNABÉS?

  • Reuniões e encontros - Encontram-se, regional e nacionalmente, para partilhar a experiência da doença, as peripécias da estadia no hospital ou do regresso ao quotidiano. Discutem os objectivos e os planos de futuro para o grupo.
  • Voluntariado Barnabé - Os Barnabés já fora de tratamento regressam ao hospital para, na primeira pessoa, transmitirem uma mensagem de esperança às crianças e jovens que estão em fase activa da doença.
  • Acções de sensibilização e luta pelos seus direitos - Quem já viveu a doença sabe melhor do que ninguém o que é necessário mudar no hospital, na sociedade e na lei. Os Barnabés participam activamente nesta luta pela igualdade de oportunidades e pela desmistificação da doença.
  • Capacitação e empregabilidade - Após a doença há a necessidade de reajustar projectos de vida, adequando expectativas e ambições. A Acreditar proporciona sessões de formação na área do desenvolvimento pessoal e de competências para a inserção no mercado de trabalho.
  • Actividades lúdicas - De diversão e partilha são feitos os grandes momentos do grupo de Barnabés. Desde campos de férias a meros piqueniques no parque, vivem-se momentos de excelência. Os impactos da doença são minimizados quando se tem a oportunidade de assegurar momentos lúdicos que mantenham o interesse por crescer, descobrir e sonhar.
  • Contactos internacionais - A nível internacional, o grupo participa em vários encontros de discussão e aprendizagens, como Pancare Meetings, Encuentros Internacionales de Jóvenes y Sobrevivientes de Cáncer Infantil, entre outros.
"Passados 9 anos desta terrível experiência, continuo a fazer parte desta grande associação. Hoje sou voluntária e tento transmitir aos que estão a passar pelo Serviço aquilo que também recebi e que nunca irei esquecer."
Salomé


ALGUMAS DAS NOSSAS REALIZAÇÕES:

  • Um Hino: Tu És Mais Forte - os Barnabés partilham um desafio único e, sobretudo, fortalecedor. Cada dia é uma vitória, um abraço à vida e a certeza de que vale mesmo a pena continuar a Acreditar!
  • Um Vox Pop: Vox Pop sobre Oncologia Pediátrica - os Barnabés dos 4 núcleos da Acreditar saíram à rua para celebrar a vida e a esperança associadas à doença oncológica e, ainda, informar e esclarecer a sociedade civil.
  • Um Livro de Reclamações e Elogios:  A voz dos Barnabés - os protestos e louvores de quem, na infância, viveu uma doença oncológica.

"O apoio entre todos faz a diferença. Somos um grande grupo de amigos com muito em comum. Amigas e amigos para a vida. A palavra cancro deixa de ser uma palavra horrível, e hoje digo com naturalidade que tive um cancro." 
Madalena


PROJECTO EM CURSO:

O que é? Empenhados em fazer ouvir as vozes dos Barnabés, vamos criar uma rede de sobreviventes capaz de identificar as lacunas existentes na melhor vivência e sobrevivência. Vamos pensar em soluções e projectos realistas de melhoria. Reunindo as experiências de todos, vamos conseguir ser ouvidos mais longe!

Para quem? Adolescentes e jovens que viveram uma doença oncológica antes dos 18 anos e com vontade de mudar o mundo. Saber mais em: fb.me/dreamingwithsurvivors.


CONHECE-NOS MELHOR:

E-mail: barnabe@acreditar.pt

Facebook: www.facebook.com/barnabes.acreditar

Ficha de Inscrição Barnabés

Se tens menos de 18 anos:

Custo total da chamada: 0.60€
A favor da ACREDITAR: 0.48€
Faça já o seu donativo
Através do EASYPAY

Partilhe este verbo, siga-nos em:

NEWSLETTER ACREDITAR

Receba notícias da Acreditar na nossa newsletter semestral.